Cientistas descobriram detalhes importantes sobre uma proteína chamada PINK1, que tem um papel fundamental na proteção das células cerebrais. Essa descoberta pode ajudar no futuro a desenvolver novos tratamentos para a doença de Parkinson.
Da esquerda para a direita, o Professor David Komander, Dr. Nicholas Kirk, Dra. Sylvie Callegari e
Dra. Alisa Glukhova, a equipe de pesquisa por trás deste estudo.
Crédito da imagem: Walter and Eliza Hall Institute
Como um Problema em uma Proteína Pode Levar ao Parkinson
Cientistas descobriram detalhes importantes sobre uma proteína chamada PINK1, que tem um papel fundamental na proteção das células cerebrais. Essa descoberta pode ajudar no futuro a desenvolver novos tratamentos para a doença de Parkinson.
O que é a PINK1?
A PINK1 é uma proteína que protege as mitocôndrias, as estruturas responsáveis por gerar energia dentro das células. Quando uma mitocôndria está danificada, a PINK1 marca essa célula para ser removida, impedindo que ela se torne tóxica.
Como isso se relaciona ao Parkinson?
Se a PINK1 não funciona corretamente por causa de uma mutação genética, as mitocôndrias defeituosas não são eliminadas, liberam substâncias tóxicas e acabam matando as células nervosas. A morte dessas células é uma das principais causas da doença de Parkinson.
O avanço da pesquisa
Até agora, os cientistas tinham dificuldades para estudar a PINK1 em humanos porque ela é produzida em pequenas quantidades. Com novas técnicas, foi possível visualizar sua estrutura e entender como ela funciona.
Essa descoberta abre caminho para a criação de medicamentos que aumentem a atividade da PINK1, ajudando a prevenir ou retardar o Parkinson. Embora ainda sejam necessários mais estudos, esse é um grande avanço para o desenvolvimento de novos tratamentos.
Escrito originalmente em inglês por Corrie Pelc em 20 de março de 2025 — Verificado por Jill Seladi-Schulman, Ph.D.
Adaptado e traduzido por Fusion de Parkinson's: Scientists discover how PINK1 protein activates disease.
-
Combata o carbono. Com moedas
“Graças a um visionário da ficção científica, a ideia de um engenheiro para uma moeda digital global que recompensa a sequestro de CO2 está ganhando força. Agora o mercado resolverá as mudanças climáticas?”.
-
Nasa revela protótipo de traje para os astronautas da missão Artemis III; veja
Segundo a agência espacial, novo uniforme é "mais flexível e resistente"; missão incluirá a primeira mulher a pisar na Lua
-
Cientistas apostam em nova tecnologia para capturar CO2 da atmosfera e combater o aquecimento global
A nova técnica promete acelerar a implantação da tecnologia de remoção de carbono, que tem sido desafiada pelos altos custos.