A nova técnica promete acelerar a implantação da tecnologia de remoção de carbono, que tem sido desafiada pelos altos custos.
Cientistas propõem um novo método para capturar dióxido de carbono da atmosfera, que é até três vezes mais eficiente do que os métodos atuais. O dióxido de carbono pode ser transformado em bicarbonato de sódio e armazenado na água do mar.
A Climeworks, uma empresa suíça, é conhecida por desenvolver máquinas que absorvem o ar e filtram o dióxido de carbono para, em seguida, injetá-lo no subsolo para transformação em rocha. No entanto, as abordagens atuais de captura direta do ar são caras e exigem grandes quantidades de energia.
O novo método utiliza resinas e outras substâncias químicas disponíveis para aumentar a eficiência e reduzir o custo. A equipe de pesquisa ajustou materiais existentes para remover o CO2 da atmosfera e testou o novo material de absorção híbrido que foi capaz de retirar até três vezes mais CO2 do que as substâncias existentes.
O novo método, que está em fase inicial de
desenvolvimento, pode acelerar a implantação da tecnologia de remoção de
carbono e pode ser fundamental para limitar o aumento das temperaturas
globais e empoderar os países em desenvolvimento.
-
Combata o carbono. Com moedas
“Graças a um visionário da ficção científica, a ideia de um engenheiro para uma moeda digital global que recompensa a sequestro de CO2 está ganhando força. Agora o mercado resolverá as mudanças climáticas?”.
-
Nasa revela protótipo de traje para os astronautas da missão Artemis III; veja
Segundo a agência espacial, novo uniforme é "mais flexível e resistente"; missão incluirá a primeira mulher a pisar na Lua
-
Cientistas apostam em nova tecnologia para capturar CO2 da atmosfera e combater o aquecimento global
A nova técnica promete acelerar a implantação da tecnologia de remoção de carbono, que tem sido desafiada pelos altos custos.