NASA usa Inteligência Artificial para antecipar a chegada da próxima grande tempestade solar

A NASA, em breve, poderá nos informar quando uma das grandes explosões solares vai colocar nossos sistemas terrestres em desordem.

NASA/Reprodução

Sistema DAGGER é nova aposta para saber quando será a próxima grande tempestade solar



A NASA está desenvolvendo um sistema de aprendizado de máquina para prever quando uma grande tempestade solar pode impactar nossos sistemas terrestres. O projeto chamado DAGGER (Aprendizado Profundo de Perturbações Geomagnéticas), é uma colaboração entre a NASA, o US Geological Survey e o Departamento de Energia do Frontier Development Lab.

Utilizando dados coletados por vários satélites e estações terrestres, o modelo de aprendizado profundo identificou padrões em erupções solares que levam a perturbações geomagnéticas na Terra. Testes mostraram que o DAGGER é capaz de prever com rapidez e precisão os efeitos de tempestades geomagnéticas em todo o mundo, superando as abordagens anteriores que eram limitadas a previsões locais ou globais imprecisas.

Com essa tecnologia, a NASA pode se preparar melhor para esses eventos estelares e minimizar seus impactos em nossos sistemas eletrônicos.

Em Alta
Ao clicar em “OK”, você concorda com o armazenamento de cookies no seu dispositivo para melhorar a navegação do site, caso não concorde você não deve prosseguir com a navegação.