A NASA, em breve, poderá nos informar quando uma das grandes explosões solares vai colocar nossos sistemas terrestres em desordem.
Sistema DAGGER é nova aposta para saber quando será a próxima grande tempestade solar
A NASA está desenvolvendo um sistema de aprendizado de máquina para prever quando uma grande tempestade solar pode impactar nossos sistemas terrestres. O projeto chamado DAGGER (Aprendizado Profundo de Perturbações Geomagnéticas), é uma colaboração entre a NASA, o US Geological Survey e o Departamento de Energia do Frontier Development Lab.
Utilizando dados coletados por vários satélites e estações terrestres, o modelo de aprendizado profundo identificou padrões em erupções solares que levam a perturbações geomagnéticas na Terra. Testes mostraram que o DAGGER é capaz de prever com rapidez e precisão os efeitos de tempestades geomagnéticas em todo o mundo, superando as abordagens anteriores que eram limitadas a previsões locais ou globais imprecisas.
Com essa tecnologia, a NASA pode se preparar melhor para esses eventos estelares e minimizar seus impactos em nossos sistemas eletrônicos.
-
Combata o carbono. Com moedas
“Graças a um visionário da ficção científica, a ideia de um engenheiro para uma moeda digital global que recompensa a sequestro de CO2 está ganhando força. Agora o mercado resolverá as mudanças climáticas?”.
-
Nasa revela protótipo de traje para os astronautas da missão Artemis III; veja
Segundo a agência espacial, novo uniforme é "mais flexível e resistente"; missão incluirá a primeira mulher a pisar na Lua
-
Cientistas apostam em nova tecnologia para capturar CO2 da atmosfera e combater o aquecimento global
A nova técnica promete acelerar a implantação da tecnologia de remoção de carbono, que tem sido desafiada pelos altos custos.